Descrição
|
Os dados são resultados de um estudo de dissertação que teve como propósito quantificar e caracterizar o carbono orgânico total (COT), o carbono mineralizável (C-CO2) e as frações químicas e físicas da matéria orgânica do solo (MOS) em diferentes sistemas de manejo, visando avaliar a qualidade do solo. A natureza dos dados é de atributos físico-químicos e biológicos do solo, obtidos por meio de análises laboratoriais. Foram determinadas variáveis como densidade do solo, teores e estoques de COT, índice de estratificação de carbono, emissão e acúmulo de C-CO2, teores de C dos ácidos fúlvicos (AF), ácidos húmicos (AH) e humina (HUM), e teores de C da matéria orgânica particulada (C-MOP) e mineral (C-MOM), além de índices como o de manejo de carbono (IMC). O escopo do estudo abrangeu um Argissolo Vermelho Amarelo distrófico de textura arenosa localizado em Eldorado, MS, no bioma Mata Atlântica. As áreas de estudo incluíram uma Mata Nativa (MN) como referência e três áreas manejadas: Pastagem Permanente (PP) (degradada), Sistema Plantio Direto (SPD) com sucessão de culturas (soja/milho), e uma Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) em processo de regeneração natural após extração de argila. As amostras de solo foram coletadas em três profundidades (0,00-0,05 m, 0,05-0,10 m e 0,10-0,20 m) em cinco repetições para cada área e camada.
|
Publicação relacionada
| Lopes, G. T. (2021). Estoque de Carbono e Caracterização da Matéria Orgânica do Solo em Diferentes Sistemas de Manejo no Bioma Mata Atlântica.(Dissertação de Mestrado em Agronomia).Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Aquidauana, Pós-Graduação em Agronomia, Aquidauana, MS.
|
Notas
| O trabalho contém os resultados processados e as conclusões derivadas de todas as amostras e suas repetições, fornecendo uma visão abrangente do estudo realizado. Os valores individuais de cada uma das amostras (dados brutos de cada repetição) não estão detalhados nas seções fornecidas dos documentos. As datas de coleta das amostras de solo no campo não estão disponíveis no documento de origem dos dados. Portanto, a data de término do período de coleta foi definida como igual à data da publicação do documento de origem dos dados. Já a data de início do período foi deixada em branco. |